top of page

AdaptaçAo

TIL_Prancheta 1-03.png

A importância da Escola na vida da pequena criança.
 

Antigamente, a sociedade se organizava em famílias extensas e quando alguém tinha um filho encontrava, dentro de casa, uma rede de apoio e cuidado. Muitos adultos, com diferentes olhares, e outras crianças, de idades variadas, ofereciam para a criança recém chegada ao mundo a pluralidade e os estímulos necessários ao seu desenvolvimento. 

Hoje isso mudou e as pessoas se organizam de outra maneira. Famílias nucleares, em que pais e mães estão no mercado de trabalho, morando distante de suas famílias de origem e muitas vezes com um único filho. Foi neste contexto que surgiu um novo arranjo social, dando à Escola Infantil o lugar de parceira das famílias na educação e cuidado das crianças desde muito pequenas. 

A Escola passou a participar intensamente, já nos primeiros anos de vida, do desenvolvimento físico e psíquico das crianças. Isto acontece porque o bebê humano não nasce pronto e sua formação, em curso durante a infância, depende das relações estabelecidas com aqueles que cuidam dele.

É na Escola, portanto, que grande parte dessa formação acontece! Vinculado ao cuidado com a criança, há também um trabalho de estimulação feito pelos educadores que apresentam diferentes propostas e contextos, acompanhados de olhares, palavras e sentidos que vão compondo este novo universo. Além disso, a Escola funciona como um espaço de ampliação das experiências de vida da pequena criança que tem contato com jogos, histórias, músicas, artes e tantas outras atividades vivenciadas diariamente. Ela se encontra com outros adultos: outro colo, outro abraço, outro jeito de ensinar, de dizer o “não” e aos poucos vai entendendo que está segura e pode confiar nestes educadores também. Seus laços se estendem! No encontro com outras crianças aprende a conviver, se posicionar, esperar sua vez, negociar, compartilhar objetos e prazeres. No brincar coletivo, constrói suas ficções, testa hipóteses e estabelece vínculos que a seguirão por toda sua jornada. Aprende a se despedir da família e a reencontrá-la com alegria redobrada! Aprende a subir e descer as escadas e fazer circuitos; experimenta a sensação da tinta nos dedos e o que seus bracinhos são capazes de fazer. Nestes gestos “aprende” o próprio corpo, seus contornos e limites e vai se apropriando dele. Constrói a noção de permanência e entende que o objeto não deixa de existir porque saiu do seu campo visual; cadê/achou e pic-esconde se tornam diversão garantida e se separar da mamãe por algumas horas já não é vivido com angústia. Entre tantas descobertas, é a criança mesma que vai se descobrindo, se formando e sua singularidade vai ganhando lugar.
Quando o espaço da casa passa a ficar pequeno, apertado, restrito para a grandeza da primeira infância, a Escola oferece a imensidão que uma criança demanda viver.


Na Vila, somos conhecedores do desenvolvimento infantil e sustentamos com alegria e entusiasmo a grande responsabilidade de participar do cuidado e da educação dos pequenos que recebemos.

Pintura

Volte para a página inicial

bottom of page