Aulas Especializadas
Educação Física
Na educação física, em cada movimento, trabalha-se tempo de reação, coordenação motora, equilíbrio, agilidade, o respeito ao outro e ao espaço. O prazer de descobrir e superar desafios a partir da própria ação são elementos que norteiam nossas ações. Enquanto brincam, as crianças elaboram regras e ressignificam ações. O uso de jogos e brincadeiras tem influência decisiva no desenvolvimento neuromotor e na capacidade de aprendizado da criança.
Educação Musical
A música é uma expressão artística que facilita a comunicação e a expressão dos sentimentos, desenvolve a fala, o ritmo, a capacidade de concentração e a memória de forma interativa e poética!
A proposta é vivenciar a música a partir do envolvimento das crianças. Por meio de instrumentos como: violão, teclado, instrumentos de percussão e outros, as crianças exploram as diferenças de timbre, altura, intensidade e duração de um som e de uma nota. O silêncio também faz parte dessa vivência.
Hora da Nutri
A culinária para a criança é uma verdadeira investigação! Ler receitas, calcular quantidades, fazer previsões e observar a transformação dos ingredientes fazem parte desse aprendizado. Conhecer novos alimentos, pesar, amassar, cheirar, descascar e espremer frutas é só o começo. De onde vem a melancia? Porque ela é tão grande?
Na hora da culinária muitas barreiras podem ser quebradas, como por exemplo, a resistência a experimentar novos alimentos. É na interação com eles que os pequenos conhecem melhor as frutas, as verduras, os legumes… Além de perceber processos importantes como transformação: uma massa pode se transformar em um pão! Laranja com mamão pode virar um suco delicioso!
E, na Vila, a culinária é uma boa ferramenta para introdução de novos alimentos. A curiosidade de ver o processo move as crianças a experimentar. Isso motiva a aceitação de novos alimentos no lanche.
Aula de Artes
Nas aulas de artes as crianças têm a possibilidade de tornar real projetos, experiências e criações. Um monstro ou um super-herói, desenhado pela criança, pode sair do papel, ser costurado em tecido, recheado com espuma e imaginação, cair nos braços de uma criança e habitar em seu coração!
Nos encontros com a professora especialista em Artes, as crianças vivenciam processos artísticos para construção e elaboração de repertório expressivo. Elas têm contato com várias técnicas de pintura, desde o fazer da tinta, passando pela construção de paletas de cor até o seu uso no trabalho artístico. Além disso, elas desenvolvem projetos de modelagem com a argila que trabalham também a perspectiva do tridimensional.
E, antes de qualquer um desses processos, elas representam graficamente as propostas, por meio do desenho.
Cultura Maker
O termo Maker vem do Inglês To make = Fazer! Em outras palavras, colocar a mão na massa. Mas este fazer vai muito além de construir algo sozinho utilizando um material inovador. Sendo assim, a Cultura Maker fala de um inventar, um fazer criativo e coletivo, com o objetivo de criar novas soluções e descobrir o código das coisas para entender o mundo.
Muito mais do que o lugar, o Makerspace, o principal da Cultura Maker é despertar um olhar curioso para a realidade à nossa volta e aguçar o interesse e a criatividade das crianças. É motivá-los a questionar e encontrar, de forma colaborativa, a informação e os materiais necessários para dar forma a um projeto que foi pensado no grupo ou individualmente. Outras propostas também podem ser desenvolvidas em outros espaços da escola como a quadra e a sala de artes.